Técnicos da Prefeitura começaram a instalar as primeiras seis placas indicativas com os nomes de ruas, nesta quarta-feira, às 17h30, no bairro Santo André. A fixação das placas faz parte do Projeto Endereço Cidadão, que regulariza os nomes de ruas, avenidas, becos e números das casas na Capital.
Os primeiros pontos que receberão a indicação são as ruas da Coragem, 23 de Abril e Ministro Rui Barbosa, além do Beco 23 de Abril. Por mês deverão ser colocadas 112 placas em vários pontos de Vitória e, até o final do ano, a previsão é que 1000 placas tenham sido instaladas. Cerca de 70% dos imóveis da Capital e grande parte das ruas não possuem endereço com identificação adequada e o projeto Endereço Cidadão visa solucionar a situação.
Serão atendidos, inicialmente, também os bairros Jabour, Antônio Honório, Segurança do Lar, Aeroporto e Maria Ortiz, localizados na Regional Continental. No entanto, paralelamente, em outros bairros também serão colocadas placas indicativas.
Facilidades
O projeto ajuda a melhorar a qualidade de vida no bairro, pois os moradores serão facilmente localizados. Os novos endereços também servirão para que as ambulâncias, o Corpo de Bombeiros, a entrega de pizza ou outros alimentos e gás, entre outros, sejam feitos adequadamente. Os moradores não poderão sugerir numeração e pelo principal critério de identificação os números pares ficarão no lado direito das ruas e os ímpares no lado esquerdo.
As ruas do bairro Santo André são as primeiras a serem atendidas pelos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), que já estão fazendo o levantamento das informações. Pelo projeto, o trabalho será dividido, basicamente, nas etapas de levantamento das informações existentes, levantamento em campo, elaboração de projeto de sinalização e confecção, além da implantação efetiva de sinalização.
Certificado
Ao final do trabalho, os moradores receberão o Certificado de Endereço Oficial, imprescindível para obtenção da escritura do imóvel e de financiamentos. Além disso, ficam livres dos transtornos para receber correspondências facilitando também o trabalho dos Correios.
As equipes de cadastramento trabalharão nas ruas visitando cada casa durante dois meses. Durante a abordagem é importante que os moradores apresentem os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para confirmação de dados. As informações levantadas serão avaliadas pelo técnicos da Sedec, passando a compor a base de dados do município.
Retirada
O gerente do projeto e chefe do Serviço de Cadastro e Emplacamento de Logradouros da Sedec, Raimundo Profilo Pereira, disse que a proposta é oficializar os nomes dos logradouros e colocar placas indicativas em ruas e nas casas.
Segundo ele, dessa forma serão evitados problemas como o recebimento de correspondência, contas de prestadoras de serviços, encomendas e abertura de firmas, entre outros. Vitória possui 83 bairros e cerca de 140 mil imóveis. Raimundo destacou ainda que a duplicidade de nomes de ruas, algo muito comum atualmente, será extinta.
De acordo com Profilo, em alguns casos as numerações das casas estão desordenadas numa mesma rua. "Com a medida, ganha a economia do bairro, pois as informações dispostas de forma adequada facilitará a vida daqueles que buscarem os endereços", frisou. (Fabrício Faustini) |