Praia Limpa realiza ações para sensibilizar banhistas a cuidar da orla da cidade

Foto Divulgação
Praia Limpa
Samira Gasparini
Verão Praia Limpa na Praia da Curva da Jurema

Verão é época de sol, praia e banho de mar, mas é necessário que todos cuidem da orla. Para conscientizar o banhista sobre a necessidade de preservar o ambiente praial, a Secretaria de Meio Ambiente realiza há mais de 30 anos a Campanha Praia Limpa.

Os educadores ambientais fazem um trabalho de conscientização junto aos quiosqueiros, bares próximos às praias e aos banhistas, realizando ações educativas como oficinas e distribuição de material informativo.

A abordagem trata da questão do lixo e a responsabilidade de cada banhista em deixar na lixeira os resíduos produzidos no passeio. Informa também sobre a importância de observar as placas de balneabilidade distribuídas em 26 pontos das praias, que apresentam se o local está próprio, impróprio ou interditado para banho.

Também faz parte da orientação dada pelos educadores o cuidado com a preservação dos locais de restinga, que é uma vegetação importante no ecossistema praia, e protegido por leis Federal, Estadual e Municipal, não podendo ser utilizada para fazer churrasco, jogar lixo, andar sobre a mesma, retirar mudas ou estacionar qualquer tipo de veículo, cujas ações são consideradas crimes ambientais.

Última atualização em 13/01/2017, às 12h41.

Voltar ao topo da página