Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:


Ônibus adaptado garante acesso de pessoas com deficiência

O sistema de transporte coletivo de Vitória é planejado e gerenciado para garantir acessibilidade a todos, incluindo idosos, obesos e pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. A frota de ônibus vem sendo substituída gradativamente, com a aquisição de veículos adaptados, que possuem plataforma elevatória, espaço para cão-guia e um banco com dimensão diferenciada.

Ao todo, há 209 ônibus adaptados, o que corresponde a 67,5% da frota municipal. Em 2012, toda a frota de ônibus seletivos foi renovada. São 14 veículos, que fazem as linhas 290 (Jardim Camburi/Rodoviária/Via Beira-Mar) e 110 (Jardim Camburi/Rodoviária/Via Reta da Penha).

Todos os ônibus seletivos são adaptados para cadeirantes e, dos 39 acentos, quatro são reservados para idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

Gratuidade

Em Vitória, idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência, além de terem direito à reserva de assentos de uso exclusivo na parte dianteira dos coletivos, também podem, se preferir, optar por passar pela catraca e ocupar qualquer outro assento do veículo. Para isso, a pessoa precisa apresentar ao motorista o Cartão de Gratuidade.

Para solicitar o Cartão de Gratuidade do Idoso é necessário que o solicitante compareça ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Espírito Santo (Setpes)

Abrigo de ônibus

Os pontos de ônibus também estão sendo dotados de abrigos que oferecem melhores condições de conforto, mobilidade e contemplam todas as normas de acessibilidade previstas na legislação vigente. Além do banco, há espaço reservado para acomodar cadeiras de roda.

Onde fica

Rua Constante Sodré, 265, Santa Lúcia - Ver no mapa
Telefone: (27) 2125-7602
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16h30

Última atualização em 25/02/2019

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site