Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:


Ônibus adaptado garante acesso de pessoas com deficiência

O sistema de transporte coletivo de Vitória é planejado e gerenciado para garantir acessibilidade a todos, incluindo idosos, obesos e pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. A frota de ônibus vem sendo substituída gradativamente, com a aquisição de veículos adaptados, que possuem plataforma elevatória, espaço para cão-guia e um banco com dimensão diferenciada.

Ao todo, há 209 ônibus adaptados, o que corresponde a 67,5% da frota municipal. Em 2012, toda a frota de ônibus seletivos foi renovada. São 14 veículos, que fazem as linhas 290 (Jardim Camburi/Rodoviária/Via Beira-Mar) e 110 (Jardim Camburi/Rodoviária/Via Reta da Penha).

Todos os ônibus seletivos são adaptados para cadeirantes e, dos 39 acentos, quatro são reservados para idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

Gratuidade

Em Vitória, idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência, além de terem direito à reserva de assentos de uso exclusivo na parte dianteira dos coletivos, também podem, se preferir, optar por passar pela catraca e ocupar qualquer outro assento do veículo. Para isso, a pessoa precisa apresentar ao motorista o Cartão de Gratuidade.

Para solicitar o Cartão de Gratuidade do Idoso é necessário que o solicitante compareça ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Espírito Santo (Setpes)

Onde fica o Setpes

Rua Constante Sodré, 265, Santa Lúcia - Ver no mapa
Telefone: (27) 2125-7602

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16h30

Abrigo de ônibus

Os pontos de ônibus também estão sendo dotados de abrigos que oferecem melhores condições de conforto, mobilidade e contemplam todas as normas de acessibilidade previstas na legislação vigente. Além do banco, há espaço reservado para acomodar cadeiras de roda.

Última atualização em 22/12/2016

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site