Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:


Habitar Vitória reúne cinco projetos pela moradia digna

Carlos Antolini

Residencial São José

Diego Alves

Vitória de todas as cores

(Ampliar imagem)

Com base na política habitacional desenvolvida pela Prefeitura de Vitória pode-se afirmar que moradia digna é hoje um sonho possível para a população da capital capixaba. Cinco projetos integram o programa Habitar Vitória e juntos combatem o déficit habitacional em suas diversas especificidades, nos aspectos qualitativos e quantitativos.

O projeto Vitória de Todas as Cores atua nos aspectos qualitativos de moradia, realizando melhorias e reformas, enquanto o projeto Moradia trabalha diretamente para diminuição do déficit quantitativo atuando ainda de forma integrada ao projeto Morar sem Risco, que viabiliza às famílias uma residência segura enquanto estão sendo construídas as habitações.

Além de combater o déficit habitacional do município oferecendo moradia, o projeto Morar no Centro cumpre a função de trabalhar pelo processo de Revitalização do Centro da Cidade, levando àquele bairro novas famílias que vão dar mais vida ao Centro.

Garantindo a propriedade dos terrenos está o projeto Terreno Legal que por meio de ações integradas trabalha para regularizar os terrenos da capital possibilitando o acesso a outros direitos como, por exemplo, financiamentos para compra, venda ou reforma de imóveis.

Déficit habitacional

A política habitacional tem como objetivo promover o acesso à terra e à moradia digna, com melhoria das condições de habitação, preservação ambiental e qualificação dos espaços urbanos, assim como promover a participação das comunidades na formulação, implementação e controle da execução dos programas habitacionais, estabelecendo canais permanentes de participação social que vão combater o déficit habitacional.

Desenvolvimento urbano, diminuição do déficit habitacional, promoção da justiça social e valorização das pessoas são diretrizes do trabalho realizado pela Sehab. Dentre as responsabilidades desta Secretaria, estão a promoção do uso e ocupação do solo de maneira organizada, bem como a segurança habitacional. É a concretização de uma política habitacional que prioriza cidadãos de baixa renda, excluídos do mercado imobiliário formal, para constituir uma articulação que vai além da aquisição da casa própria, chegando à construção diária da cidadania.

Última atualização em 21/07/2014

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site