Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:


Serviço de abordagem para população de rua

Carlos Antolini

Três mendigos embaixo de viaduto sendo abordado por assistente social

Um dos projetos que integra esse Programa é o Serviço Especializado em Abordagem Social, que monitora diariamente as ruas de Vitória, identificando e abordando adultos, crianças e adolescentes em situação de rua. Por meio do serviço, essas pessoas são encaminhadas para os espaços de acolhida e outros serviços da rede de assistência social da Prefeitura, onde recebem atendimento psicossocial, alimentação, participam de palestras sócioeducativas e oficinas.

São diversos os grupos de pessoas que vivenciam o cotidiano das ruas em Vitória: desempregados, egressos dos sistemas penitenciários e psiquiátricos, migrantes e os conhecidos "trecheiros" (pessoas que transitam de uma cidade a outra a pé, pedindo carona ou se deslocando com passagem de viagem concedida por entidades assistenciais).

Em conformidade com o artigo 23º da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), que prevê a criação de programas de amparo às pessoas em situação de rua, os serviços oferecidos a esse público visam à construção de novas relações sociais.

Como acionar

A população pode acionar as equipes de Abordagem de Rua, que funciona de segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 horas até meia-noite. Para isso, basta utilizar ligar para o número 156, ou utilizar o serviço 156 Online.

Última atualização em 06/05/2019

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site