Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:


Projeto estimula exercício de cidadania em alunos da rede pública

Elizabeth Nader

Aluno obtendo documento no Projeto Oitava Cidadã

Proporcionar conhecimentos das temáticas de direitos humanos e estimular o exercício da cidadania, facilitando o acesso à documentação civil básica de todos os estudantes matriculados na 8ª série (9º ano) da rede pública municipal de ensino de Vitória. Esses são os objetivos do Projeto Cidadania Fundamental, antigo Oitava Cidadã, que teve início em 2010.

Seguindo o cronograma de cada região, as escolas públicas da capital levam seus alunos até a Casa do Cidadão, onde eles participam de oficinas de educação em direitos humanos, educação ambiental, educação para o trânsito e para o consumo consciente e sustentável, violência doméstica e contra a mulher, sexualidade e diversidade sexual.

Com relação à documentação civil básica, são emitidos documentos de identidade e CPF, independente da idade do estudante, e carteira de trabalho para maiores de 14 anos. As atividades são realizadas sempre das 8 às 17 horas. A participação no Cidadania Fundamental é contada como atividade extracurricular e os documentos emitidos são entregues posteriormente, durante solenidade realizada na própria comunidade.

O projeto é a uma realização da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos de Vitória, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação,Assistência Social, Meio Ambiente, Transportes, Saúde e Segurança Urbana.

Última atualização em 27/08/2014

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site