Centro de referência acolhe adultos em situação de rua

De acordo com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), a proteção social especial deve atender por meio de serviços de abrigamento pessoas que, por vários motivos, não contam mais com proteção de suas famílias. Em Vitória, são seis espaços de acolhida.

Um deles é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop), que funciona como porta de entrada para adultos em situação de rua da rede da proteção social especial, tendo como finalidade principal a acolhida imediata deste público.

No espaço, pessoas em situação de rua são acolhidas, recebem kit de higiene pessoal, podem tomar banho e se alimentar. Os usuários também têm atendimento psicossocial e participam de oficinas de socioeducativas. As atividades são voltadas para a reinserção familiar dessas pessoas.

Com capacidade para atender 100 pessoas por dia, o Centro-Pop também recebe doações de roupas, cobertores, móveis, entre outras.

Os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) atendem pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e sobrevivência. O serviço prestado a essas pessoas tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, tendo em vista o fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares, que proporcionem a construção de novos projetos de vida.

Nos Creas, essas pessoas recebem orientação individual e grupal, são encaminhadas a outros serviços socioassistenciais e as demais políticas públicas que possam contribuir com a construção da autonomia, a inserção social e a proteção às situações de violência.

Entre os objetivos, estão possibilitar condições de acolhida na rede socioassistencial; contribuir para a construção de novos projetos de vida, respeitando as escolhas dos usuários e as especificidades do atendimento; colaborar para restaurar e preservar a integridade e a autonomia da população em situação de rua; e promover ações para a reinserção familiar e comunitária.

Onde fica

Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua
Avenida Dário Lourenço de Souza, s/n, Mário Cypreste - Ver no mapa
Telefones: (27) 3132-7053 / 99612-8310
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas

Última atualização em 15/10/2021, às 14h13.

Voltar ao topo da página