Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:


Central de Transporte Sanitário

Carlos Antolini

Interior de uma ambulância com as macas e poltronas

A Central de Transporte Sanitário (CTS) é um serviço da Semus que tem como característica principal a remoção em caráter eletivo dos munícipes de Vitória que sejam usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e que estejam em tratamento em instituições vinculadas ao SUS, buscando atender aqueles munícipes portadores de necessidades especiais, incluindo a remoção daqueles sem mobilidade ou com mobilidade reduzida.

O pedido é feito pelas Unidades Básicas de Saúde e regulado pela CTS de acordo com Protocolo de Atendimento.  Os atendimentos são realizados considerando a acessibilidade, os fluxos assistenciais e os princípios de equidade e integralidade do SUS. 

Como fazer para ter acesso ao serviço?

O munícipe faz o pedido na UBS e aguarda a avaliação, que é realizada de acordo com o Protocolo de Atendimento e a capacidade instalada da Central. A remoção é feita por meio de uma frota diversificada de veículos, buscando atender aqueles munícipes portadores de necessidades especiais, incluindo a remoção daqueles sem mobilidade ou com mobilidade reduzida: cadeirante, acamado, sentado, imobilizado e acamado em maca de lona. O transporte realizado pela CTS é exclusivamente para tratamentos de saúde e não envolve caráter social.

Posso solicitar o transporte sanitário em casos de emergência?

A CTS somente realiza remoção em caráter eletivo, ou seja, atendimentos para tratamentos de saúde programados, como hemodiálise, quimioterapia, fisioterapia, hiperbárica e procedimentos ambulatoriais especializados. Também atende casos considerados de urgência de baixa gravidade, mas somente originadas pelas Unidades Básicas de Saúde. Nos casos de atendimentos de emergência/urgência em domicílios ou nas ruas, o usuário deverá acionar o SAMU 192.

Funcionamento

O CTS funciona de segunda a sábado, das 5 às 22 horas (inclusive nos feriados), e aos domingos, das 5 às 19 horas.

Mais informações pelos telefones (27) 3132-5050 e (27) 3132-2120.

Última atualização em 04/01/2018

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site