Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido


Central de Transporte Sanitário

Carlos Antolini

Interior de uma ambulância com as macas e poltronas

Central de Transporte Sanitário realiza atendimento a pacientes em tratamento de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que estejam impossibilitados de serem removidos em transporte comum. O serviço atende somente aos moradores de Vitória e funciona em caráter eletivo, ou seja, com agendamento prévio. A Central conta com 13 equipes, sendo sete ambulâncias de suporte básico, três ambulâncias de transporte e três vans.

Quem tem direito ao serviço?

Têm direito ao serviço de remoção usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que moram em Vitória, acamados e/ou debilitados e impossibilitados de serem removidos em transporte comum e que necessitem de realizar procedimentos como hemodiálise, câmera hiperbárica, quimioterapia, radioterapia, antibioticoterapia, fisioterapia, consultas e exames especializados, curativos de grande porte e revisão de cirurgia.

Como fazer para utilizar o serviço?

Para a remoção em caráter eletivo o usuário ou a família dele deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para solicitar o agendamento do transporte. Ele deve ser realizado, de segunda a sexta-feira, com três dias úteis de antecedência. No agendamento, o assistente social ou enfermeiro preenche cadastro, através do sistema da Rede Bem Estar, com dados pessoais (endereço, ponto de referência e telefone de contato), dados clínicos e tipo de mobilidade. As informações são enviadas à Central de Transporte, responsável por avaliar os critérios de inclusão.

Urgência

Para a remoção em caráter de urgência de pequena complexidade, as solicitações devem ser efetuadas pelo sistema da Rede Bem Estar. Além dos atendimentos eletivos e urgências de pequena gravidade, a Central de Transporte Sanitário também atende às seguintes situações:

  • Alta hospitalar (somente em caso de paciente acamado, que não pode ser transportado em veículo comum). O assistente social do hospital preenche formulário próprio e solicita a remoção à Central de Transporte Sanitário;
  • Internação compulsória, com mandado judicial.

Última atualização em 16/08/2017

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site