Pronto atendimento - Casos de urgência

Samira Gasparini
Atendimento no PA da Praia do Suá

Os moradores de Vitória contam com dois serviços de urgência médica e odontológica 24 horas: os prontos-atendimento de São Pedro e da Praia do Suá.

Os PAs atendem aos casos de urgência, ou seja, pacientes com quadros agudos de dor e desconforto, que necessitam de assistência médica imediata. Os demais problemas de saúde não urgentes são verificados pelos médicos por meio de consultas agendadas com antecedência nas unidades de saúde.

Deve-se procurar um PA em casos de dores agudas, sangramentos, pequenos acidentes domésticos com cortes e outros machucados, febre alta, vômito constante, diarreia, suspeita de intoxicação e acidentes com animais peçonhentos.

Sistema informatizado

Para melhorar o atendimento à população, o acesso à informação, a organização e o controle das unidades de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI) elaboraram, em parceria, um projeto de informatização.

O Pronto atendimento de São Pedro foi o primeiro, nesta categoria, a receber informatização de um sistema que registra a fila de atendimento, classificação de risco e procedimentos da sala de medicação, com prescrição e checagem de forma eletrônica.

Os sistemas informatizados também permitem agilizar procedimentos administrativos, gerenciais, de atendimento e acesso à informação de pacientes. Além disso, o sistema gera o prontuário eletrônico com os dados do atendimento prestado ao paciente.

Para que o atendimento seja mais rápido, basta o usuário apresentar um documento com foto e ele será encaminhado para a classificação de risco. Depois, ele aguarda o atendimento médico ou odontológico de acordo com a gravidade do caso.

Onde ficam

PA Praia do Suá
Rua Almirante Tamandaré, 15, Praia do Suá - Ver no mapa
Telefone: (27) 3137-2764
Horário de funcionamento: todos os dias, 24 horas
PA São Pedro
Rodovia Serafim Derenzi, s/n, São Pedro III - Ver no mapa
Telefone: (27) 3132-5099
Horário de funcionamento:
  • Todos os dias, 24 horas para casos de urgência médica
  • Até as 22 horas para casos de urgência odontológica.

Última atualização em 29/03/2023, às 17h16.

Voltar ao topo da página